Moinhos de Vento de Entrevinhas já reabilitados

Os moinhos de vento de Entrevinhas, já estão reabilitados e desfraldaram as suas velas no passado dia 9 de Junho de 2012, numa cerimónia pública em que foram dados a conhecer os trabalhos de restauro de que foram alvo.

O projecto de requalificação, desenvolvido pela Câmara e Junta de Freguesia do Sardoal em parceria com a associação TAGUS, teve um custo de 55 mil euros, financiado a 60% por fundos comunitários do PRODER.

Esta intervenção veio dar continuidade a uma outra realizada em 1999, ano em que foi requalificado o miradouro e todo o espaço natural envolvente.

A recuperação dos madeiramentos dos moinhos, desgastadas pelo tempo, esteve a cargo de Miguel Nobre, um dos melhores especialistas portugueses na construção destes engenhos.

Dos quatro moinhos, um está preparado para a moagem do trigo, outro para a moagem do milho, outro serve de bar e centro de documentação e o último de instalação sanitária para os visitantes. Segundo uma nota de imprensa da Câmara do Sardoal, vão funcionar em articulação com um produtor de vinhos, uma cooperativa ligada à produção de pão, doçaria e trabalhos em linho, e a Associação de Moradores e Amigos de Entrevinhas (AMAE) para a dinamização do roteiro integrado “rota do pão”.

“O roteiro terá fins pedagógicos e culturais (como demonstrações de moagem, visitas de escolas ou museu vivo), fins lúdicos e de lazer (piqueniques e festas) e fins desportivos e de saúde (passeios pedestres ou trilhos de BTT, entre outros)”, salienta a mesma nota.

 

 

Voltar